Como Preencher o e-social corretamente

O novo sistema reunirá todos os dados da empresa em um só ambiente digital e terá um papel fundamental para garantir os direitos dos trabalhadores. Como todas as informações estarão disponíveis de forma eletrônica, ficará mais simples para o Governo Federal fiscalizar e aplicar multas em casos de omissão ou envios de informações incorretas.

É o caso, por exemplo, da folha de pagamento. Os documentos relativos ao salário dos colaboradores, férias e décimo terceiro já devem ser enviados via eSocial, até o dia 7 do mês subsequente. Caso isso não seja feito (ou feito de forma errônea), a multa cobrada será a partir de R$1.812,87.

Apesar do eSocial não cobrar nada que já não fosse uma obrigação legal, o processo de adaptação ao sistema pode ser complicado para algumas empresas. Como se trata de um ambiente informatizado, há um período necessário para que todos aprendam como utilizá-lo de forma correta.

Nesse contexto, procurar uma assessoria especializada pode ser a solução que sua empresa precisa. Mas também há opções gratuitas, como o curso “eSocial Ponto a Ponto, oferecido pelo extinto Ministério do Trabalho, disponível no YouTube. Isso vai ajudar na hora de preencher o sistema e evitar a aplicação de multas.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy
Como posso ajudá-lo?